NA CASA DOS SONHOS
Dias atrás, uma amiga me indicou o livro Na Casa dos Sonhos, de Carmen Maria Machado. Está em promoção, como vocês podem checar no link colocado no final desse texto e a gente encontra em livro comum e e-book.
Como a ansiedade me tomou, não quis aguardar os cinco dias para entrega aqui na aldeia e devorei o eletrônico mesmo.
E aí constatamos que sonhos, muitas vezes, viram pesadelos.
A autora narra a sua própria história (particularmente, amo autobiografias) e nos obriga a encarar essa realidade dos relacionamentos distópicos, abusivos, tóxicos que existem, também, no universo lésbico.
Sinopse:
“Ao expor a história de seu relacionamento com uma mulher encantadora, mas também volátil e abusiva, Carmen Maria Machado traça um arco narrativo que vai desde o início cheio de promessas até o final difícil e confuso, que deixa marcas impossíveis de ignorar.
Carmen se apaixonou por uma mulher que parecia maravilhosa ― elas fazem sexo, viajam juntas, conhecem as respectivas famílias ―, mas que acaba se tornando opressiva e aterrorizante, apesar de ainda sedutora. Embora seja difícil resistir ao charme da companheira, a autora cada vez mais se dá conta de que os limites autoimpostos ― aquelas balizas que fazem dela a pessoa que quer ser ― estão sendo ignorados.
A casa dos sonhos deveria ser um lugar de felicidade e acolhimento, mas como é possível entender a transformação dela em assombro e violência? Em vez de traçar seu passado de forma linear, Carmen Maria Machado o fragmenta para alcançar o maior efeito possível na pessoa que lê, criando um mergulho emocional ao mesmo tempo angustiante e belo.”
A Wikipedia nos traz algumas informações sobre a autora: Carmen Maria Machado é uma autora de contos, ensaísta e crítica americana, frequentemente publicada nas revistas The New Yorker, Granta, Lightspeed Magazine e em outras publicações.
E quem gostar da dica e quiser ler mais, a autora tem outro livro traduzido no Brasil, “O corpo dela e outras farras”.
Leiam. Curtam. Reflitam.