Boa noite, meninas. Tudo bem?
Venho com uma receita de sobremesa hoje, pedido da minha grande amiga Sabrina: Petit Gateau de Chocolate.
É uma receita meio batida, dirão algumas, mas amada por grande parte das pessoas, e eu considero um clássico. Sempre agrada!
Para uma boa receita, o mais importante é a qualidade do chocolate. Pra quem não sabe o que escolher, recomendo um 70%. Se não der, as marcas encontradas nos supermercados, como: Nestlé, Garoto, Hershey’s resolvem a vida. Se puder usar um Callebaut amargo então… Não há santa que resita!
O chocolate pode ser ao leite ou branco igualmente. O que acontece é que vai ficar beeeem doce.
As proporções entre os ingredientes também são importantes. Ou seja, se você não tem uma balança em casa, volte lá no post do Pão Caseiro e pegue o link que deixei de conversão de medidas.
Por fim, lembrem-se que é um bolo mal assado. Ou seja, ele fica mole por dentro porque não assou completamente.
Segue a minha receita:
PETIT GATEAU
Ingredientes
75 g manteiga sem sal
70 g açúcar
45 g farinha trigo (pode ser substituída por farinha de arroz sem problemas)
180 g chocolate meio amargo ou amargo
03 gemas
02 ovos
Sorvete para acompanhar
Modo de preparo: Picar o chocolate e derreter, em banho-maria ou no micro-ondas, juntamente com a manteiga. Misturar bem e reservar. Em outro recipiente, misturar os ovos, as gemas e o açúcar. Bater bem. Juntar a farinha e misture. Adicionar o chocolate derretido com a manteiga e mexa delicadamente. Untar e polvilhar as forminhas. Não encher demais as forminhas (no máximo 2/3 da capacidade). Assar em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 10 minutos. Desenformar e servir quente com sorvete.
Obs. 1: Se quiser adicionar um licor ou destilado, pode colocar 50ml, junto com o chocolate na hora de derreter.
Obs. 2: O sorvete mais tradicional é o de creme. Todavia, a sobremesa é sua e você pode acompanhar com o sabor que mais lhe agradar.
Para untar eu uso manteiga. Para polvilhar, pode ser chocolate em pó 32 ou 50% ou farinha de trigo ou arroz. Não use achocolatado! Ele tem açúcar demais e vai colar a massa na forma.
Vou deixar um vídeo para vocês observarem a simplicidade da execução. A receita é diferente da minha em proporções, no entanto não em tipos de ingredientes. Prefiro a minha, que tem mais chocolate! rrrsss….
O tempo de forno colocado aí para mim é meio irreal. Mas, depende de vários fatores, como: tamanho da forminha, se o forno é a gás ou elétrico, se está bem aquecido. Então, meninas, o jeito é ficar de olho. O bolinho vai assar de fora pra dentro. Quando as bordas levantarem e o meio estiver como um “umbigo”, em geral está legal. O que não pode acontecer é você deixar o meio levantar e ficar arredondado (para cima). Estará completamente assado, não vai escorrer quando abrir.
Se você untou direitinho, é pra sair da forma tranquilamente. Se não confia o suficiente na forma ou no seu trabalho, passe uma faca de lâmina fina e reta em volta. Coloque o prato por cima da forma e vire tudo junto. Eu não gosto de polvilhar açúcar de confeiteiro para decorar. Porém, fique a vontade se achar bonito ou gostoso. O máximo que faço é colocar calda de sorvete ou polvilhar chocolate/cacau em pó.
E por fim, se sobrar massa, você pode congelar em uma vasilha plástica ou diretamente nas forminhas, embaladas individualmente. Depois, pode colocar para assar no forno já aquecido, com a massa congelada mesmo. Vai demorar um pouco mais pra assar, entretanto dá certo.
Bem, essa é a dica deste domingo. Queria saber o que estão achando da coluna. Deixem seus comentários e sugestões de receitas, além de dúvidas, claro!
Espero que tenham gostado. Boa semana a todas!
Petit gateau pede sorvete de creme rsss, receita anota pedirei para os dirigentes da cozinha da minha casa para fazer. ?
Ps: eu li a coluna mas esqueci de fazer comentário, voltei pra pegar a receita. Rssssssssss
Marcela, obrigada pelo comentário. Aliás, obrigada por estar sempre por aqui!
Espero que em breve você arrisque uma receitinha aí…
Abraços e bom fim de semana.
Pelas barbas do Profeta!
Isso foi golpe baixo, Chef! Quem resiste a um petit gateau?
Posso dizer, sem medo de errar, que você tem a coluna mais gostosa do LW rsssss Já to babando, na expectativa da próxima receita
Hahahahaha…. Que formiga você é, Diana!
Obrigada pelo comentário e pelo elogio. Esse dá pra fazer por aí, hein!?
Abraços
Cara que delícia! Amo petit gateau!
Naty, não sei se é sua praia, mas gosto muito de comida mexicana. O lance é que fechou o restaurante mexicano aqui perto de casa e eu sempre pedia nachos e guacamole para comer assistindo um filme com minha esposa. Agora tô na lenha sem o nacho. É complicado fazer em casa? Bom sou do tipo que não gosta de doritos. Rs Gosto do nacho mesmo.
Beijão!
Gratidão pelo comentário, Carol! Olha, pras aulas eu sempre compro os nachos prontos (Doritos Dipas – são sem aquele tempero vermelho horroroso!), mas rola de fazer sim. Preciso dar uma olhada aqui onde coloquei a receita. De qualquer forma, sugestão anotada!
Abraços
Valeu! ?