Muitas famílias têm o hábito de fazer cordeiro no Natal. Resolvi colocar aqui uma receita que gosto muito.
O braseado é uma técnica normalmente usada para peças inteiras, na qual selamos a superfície da peça, refogamos alguns legumes aromáticos, deglaçamos com vinho (tirar a borra que forma no fundo da panela com líquido) e adicionamos caldo para cozinhar a carne.
Vai aí a receita:
PALETA DE CORDEIRO BRASEADA
Ingredientes
01 paleta de cordeiro
Sal e pimenta do reino a gosto
50ml azeite
150 g de cebola em brunoise (cubos bem pequenos)
70 g de cenoura em brunoise
70 g de salsão em brunoise
02 dentes de alho em brunoise
100ml vinho tinto seco
01 litro fundo escuro ou fundo de legumes/vegetais
200ml molho de tomate
01 galho de alecrim fresco – opcional
Slurry, se necessário
Modo de preparo: Temperar a peça de carne com sal e pimenta a gosto. Selar em uma panela, que caiba a peça, com azeite. Reservar. Na mesma panela, suar a cebola, o salsão, a cenoura e o alho. Adicionar o vinho e deglaçar. Voltar a carne à panela. Adicionar o molho de tomate. Acrescentar o fundo para cobrir até 2/3 da carne, o bouquet garni e o alecrim, se desejar. Tampar a panela, leve à fervura lenta ou transfira para um forno pré-aquecido a 180ºC. Braseie por aproximadamente 90 minutos ou até a carne ficar macia, acrescentando o fundo quente aos poucos quando necessário. Retirar a carne e reduzir o líquido até ganhar um bom sabor. Coe o molho, se quiser. Caso haja necessidade de engrossar, utilize um slurry. Corte a carne e sirva com o molho.
Se quiserem, podem usar esta receita para o pernil de cordeiro ou de porco também. Vai demorar um pouco mais, mas dá certo. Espero que tenham gostado da receita. Abraços e boa semana a todas!