Olá, meninas, tudo bem? Hoje não vou trazer receitas minhas para a coluna, e sim deixá-las a vontade para navegar por outros ares.
Atualmente temos muitas publicações que são encontradas online. Muita coisa boa, e outros, nem tanto. O que mais tenho visto são famosos colocando e-books a disposição para serem baixados, com o intuito de angariarem pessoas para comprarem seus cursos, que são bem caros. Outros, colocados no ar por pessoas comuns, trazem receitas meio mal escritas, às vezes difíceis de entender.
O lance é realmente garimpar o que tem sido disponibilizado e indicar para quem gosta. Eu recebi alguns que achei bem interessantes, que não são só de receitas, porém que tem haver com alimentação de forma geral.
Em primeiro lugar, gostaria de divulgar mais uma vez o Guia Alimentar Brasileiro. Apesar de algumas críticas, principalmente por causa da nomenclatura utilizada, é o mais acessível à população que já tivemos em nossa história. Não só pelo fato de estar disponível gratuitamente, mas também pelo quanto as nutricionistas têm se utilizado deste material dentro do SUS para orientarem seus pacientes.
Link para download: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
Continuando na vibe dos alimentos brasileiros, o livro Biodiversidade Brasileira: Sabores e Aromas. É uma publicação de 908 páginas (pasmem!), que traz boas releituras com ingredientes das diversas regiões brasileiras. A publicação é do Ministério do Meio Ambiente, ainda na gestão do Temer, mas que começou a ser articulada muito antes, inclusive o financiamento do mesmo.
Link para download: http://redesans.com.br/rede/wp-content/uploads/2019/08/Livro-de-Receitas-03-07-2019.pdf
Ainda falando de Brasil, quero divulgar um livro, e igualmente a biblioteca, que tem muitas preciosidades. O livro é o Cozinheiro Imperial nova arte do cozimento e do copeiro em todos os seus ramos, que foi publicado pela primeira vez em 1840, e é tido como sucesso editorial, pois é um dos primeiros livros de cozinha publicado em nosso país. Falando mais especificamente deste espaço virtual, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que é um acervo fantástico de livros bem antigos brasileiros, é de acesso gratuito para baixar quantos e quais raridades quiserem.
Link para download do Cozinheiro Imperial: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/3828
“Comida, memória e afeto: Minas Gerais 300 anos” reúne 33 receitas – dentre quitutes, quitandas e doces, e registros de histórias relacionadas aos pratos – contribuições de mineiros e mineiras de várias regiões do estado. As receitas foram obtidas por meio de um questionário on-line formulado por alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP em 2020. Esse livro eu recebi pelo Whatsapp através de um Fórum de professores de Gastronomia, do qual participo. Sendo eu mineira, não pude deixar de divulgar… Rrrsss…
Link para download: https://alimentacaosaudavel.org.br/biblioteca/publicacoes/comida-memoria-e-afeto-minas-gerais-300-anos/9197/
Por fim, quero compartilhar o link da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária que tem livros relacionados tanto ao plantio, quanto receitas. Tem até mesmo sobre processamento de queijos, castanhas, frutas etc. Para quem tem interesse em fazer até mesmo para vender, vale a pena consultar as publicações.
Link para pesquisa e download: https://www.embrapa.br/biblioteca
Existem vários outros livros nacionais e internacionais de boa qualidade. Os internacionais vou colocar num próximo post. Você conhece algum? Que tal compartilhar aqui nos comentários? Espero que tenham gostado do conteúdo.
Mais uma vez venho aqui com a ladainha das doações. E vou continuar até a gente conseguir (espero que não demore um ano inteiro, dado o número de leitoras que temos por aqui!) – sou brasileira e não desisto! kkkkk… Brincadeiras a parte, agradeço de antemão quem já doou e peço a quem puder que nos ajude com o quanto for possível.
Abraços e boa semana.
muito bom, otimo material
Amei as dicas Naty e repassei para meu filho que é como você cozinheiro de profissão.
Abraço e continue se cuidando.
Suh
Sério que seu filho é cozinheiro de profissão também? Ele vai adorar a Biblioteca Brasiliana, se gostar de coisas históricas! Pra fazer umas releituras, repensar o que deixamos pra trás, em termos de tradições… Um prato cheio! Rrrsss… Fala pra ele que se quiser trocar ideia é só mandar e-mail: chefnaty@gmail.com.
Obrigada pelo comentário. Abraços.
Nossa! Tô foleando o do Cozinheiro imperial. Muito legal, Naty! O de Minas tinha baixado e já fiz o Empadão Domingueiro. rs
Adorei o post!
Um beijão, Naty
Que bom que gostou e já colocou em prática de cara, Carol! Obrigada pelo comentário. Abraços e boa semana!
Olá! Tudo bem?
Amei, tudo! E já baixei, tudo! Parabéns pelo ”post’. Adoro cozinhar, então, com certeza vou ler todos — só espero achar tempo para isso, mas não tenho pressa — e mando um link que achei nas minhas navegações atrás de livros sobre saúde alimentar, receitas e que tais.
Não sei se você já conhece — ou se ele é de confiança —, mas segue o link:
http://www.elivros-gratis.net/elivros-gratis-saude-e-alimentacao.asp
Obrigada pelo comentário! E que bom que gostou do post e dos livros. Depois me conta se gostou de alguma receita em especial.
Vou olhar esse livro que você compartilhou. Obrigada. Boa semana