COZINHA DA AMÉRICA LATINA – ARGENTINA

Oi, meninas, tudo bem? Conforme prometido  no post sobre a Série Street Food América Latina, vou começar uma série de receitas dos nossos vizinhos, e eventualmente chego no Brasil. Como na série, vou iniciar pela Argentina.

 Assim como no Brasil, o país possui diferenças culinárias marcadas em cada região, de acordo com a oferta de ingredientes, costumes locais e história. A região que hoje corresponde este país era habitada por querandis, quíchuas, charruas e guaranis até a chegada dos conquistadores ehóis em 1516. Além deles, italianos e franceses exercem uma forte influência na culinária, principalmente na capital portenha.

Não podemos nos esquecer de três produtos que considero expressarem uma parte importante dos sabores da Argentina: carne, vinho, doce de leite. O gado, taurino, fornece carne de primeira qualidade, exportada para o mundo todo, e o leite, com maior teor de gordura, rende o doce, que apesar de ter praticamente os mesmos ingredientes que o nosso, é diferente. Os vinhos são maravilhosos, igualmente.

Separei duas receitas que gosto muito: Chimichurri, que é um molho muito comum para acompanhar as carnes que saem da Parrilla (churrasqueira usada por lá), e o locro, que é um ensopado com carne, milho e outros legumes, que simboliza o período pré-hispânico.

CHIMICHURRI

Ingredientes

05 colheres de sopa salsinha fresca picada

03 colheres de sopa orégano fresco picado

02 colheres de sopa pimenta dedo de moça picada

01 colher de chá pimenta do reino preta  moída(opcional)

02 dentes alho picados

1/2 xícara vinagre de vinho tinto (dá a cor característica do chimichurri argentino)

01 xícara óleo de girassol ou azeite

Modo de preparo: Em uma tigela coloque a salsinha, o orégano, a pimenta dedo de moça, a pimenta do reino, o sal, o alho picado, a salsinha, o vinagre e misture. Por fim, coloque o óleo de girassol ou azeite.

Obs. 1: Esta receita é bem picante. Então, se não curtir muito pimenta, pode reduzir a quantidade.

Obs. 2: Caso prefira fazer com ingredientes secos (salsinha, orégano e pimenta calabresa), use um pouco de água morna para hidratá-los antes de misturar os líquidos, sal e pimenta do reino.

Obs. 3: Existem receitas argentinas que levam louro, tomilho, outras tomate. Penso que tudo depende da pessoa que está cozinhando.

LOCRO

Ingredientes

200g de milho-branco (canjica)
200g de feijão-branco
50g de panceta fatiada
400g de costelinha de porco fresca
500g de fraldinha em cubos
100g de lingüiça tipo toscana em rodelas

100g de linguiça calabresa (o correto é o chorizo colorado, que lembra uma linguiça ehola, com bastante páprica)
01 cebola pequena picada
02 dentes de alho picados
1/2 alho-poró picado (só a parte branca)
01l de caldo de carne ou água
01 batata cortada em cubos grandes
200g abóbora cortada em cubos médios (pode ser kabochá ou abóbora paulista)
01 pimentão vermelho cortado em cubos

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Deixe o milho-branco e o feijão-branco de molho na véspera. Cozinhe o milho e o feijão em água, separadamente, até ficarem macios. Escorra e reserve. Em uma panela, aqueça um pouco de azeite e doure separadamente as carnes (reservando-as em uma vasilha à parte). Comece pela panceta (que solta gordura). Depois doure a costela, a fraldinha e, por último, a linguiça. Na gordura que sobrou na panela, doure a cebola, o alho e o alho-poró. Adicione as carnes, o caldo/água e cozinhe até que fiquem macias. Coloque o feijão, o milho e uma parte do seu caldo de cozimento, a batata, a abóbora e os pimentões e deixe cozinhar até que os legumes fiquem macios. Sirva quente.

Obs. 1: A receita tem algumas adaptações para os ingredientes aqui no Brasil.

Obs. 2: Em algumas receitas, a abóbora entra em cubos e ralada, para ajudar a fazer o caldo ficar mais grosso.

A cozinha Argentina tem vários clássicos como as Facturas, Empanadas, Alfajores, Choripan, entre outros. Para o post não ficar longo, coloquei essas duas receitas que gosto bastante. Porém, caso queiram alguma outra, é só pedir nos comentários.

Abraços e boa semana a todas!

O que achou deste texto?

Leave a reply

© 2015- 2020 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.