Batatas Rústicas Assadas

Oi, meninas! Tudo jóia?

Volto hoje com a mesma temática do post anterior, mas com uma dica diferente. Da outra vez coloquei orientações fazer os hambúrgueres, e agora quero falar dos acompanhamentos.

As batatas rústicas são as mais populares. Em geral, são fritas. Ah, entendam como rústicas, aquelas batatas com casca, cortadas em “barquinhas”.

Eu costumo fazer as minhas assadas. É mais prático, barato, não faz tanta sujeira, não deixa você e a casa com cheiro de lanchonete.

Vamos à receita:

Batatas rústicas assadas

Ingredientes

1kg de batatas Monalisa cortadas em barquinhas

Azeite a gosto (por volta de 50ml)

Sal grosso a gosto (cerca de 1 colher de sopa cheia)

4 galhos de alecrim ou Lemmon Pepper ou algum outro aromático a gosto

Dentes de alho com casca (opcional)

Modo de preparo: Unte uma forma com azeite ou cubra o fundo com papel alumínio. Coloque as batatas cortadas com a casca voltada para baixo. Distribua os dentes de alho no meio das batatas. Passe o azeite (se possível, com um pincel, para espalhar melhor), jogue o sal grosso e adicione os galhos de alecrim ou aromático de sua preferência. Coloque para assar em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 1h. Sirva quente, acompanhando o hambúrguer.

Obs.1: Se não tiver um pincel, regue com o azeite, em fios mais finos. O objetivo não é só dar sabor, é  para o sal grosso aderir melhor à batata.

Obs.2: Se seu forno for elétrico, daqueles que tem um “ventilador” dentro, use esta função.

Obs.3: Se achar que vai demorar muito no forno, pra adiantar sua vida, cozinhe em água (começando com ela fria) por 15 minutos, escorra bem e com cuidado (para não quebrar) e asse em uma temperatura um pouco mais alta, por mais uns 30 minutos ou até ficar macia.

Obs.4: O objetivo do alecrim é dar aroma, e não sabor, na batata assada. Ele entra como um galho inteiro, não somente as folhinhas.

A diferença entre a só assada, e a cozida e depois assada, é a textura. A só assada fica mais sequinha, na minha percepção, melhor.

Entretanto, se você gostar de uma fritura, use a batata Asterix (aquela da casca roxa, que é mais adequada a este método de cozimento), e coloque um galho de alecrim fresco no óleo quente, mais pro fim do processo. Vai aromatizar legal, se você gostar do sabor dele, claro! Ao contrário do uso na batata assada, aqui ele dá um sabor intenso, além do aroma.

Bem, é isso. Pensei em trazer receitas de molhos para acompanhar os hambúrgueres, no entanto estou em dúvida se vão gostar. Opinem, por favor. Obrigada e boa semana!

O que achou deste texto?

© 2015- 2018 Copyright Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a expressa autorização do autor.