Tudo bem, pessoal? Nossa série da América Latina continua e hoje vou falar do México.
A culinária mexicana, em termos de variedade de sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada por algumas pessoas como gordurosa e condimentada. Outras tantas, é confundida com a “Texmex”, que é uma fusão muito comum nos Estados Unidos, e também aqui, difundida através das redes de fast-food. Importante dizer que não existe cheddar na cozinha tradicional do México!
Muito da culinária mexicana atual tem origem em várias misturas de tradições, ingredientes e criatividade. A maior parte tem base nativa americana, com misturas indígenas e um toque ehol. A alimentação varia com a região, dependendo da população indígena original e das influências dos ehóis e de outros povos a que essas regiões foram expostas. Por exemplo, o norte do México é conhecido pela sua produção de carne de vaca e pratos de carne, enquanto que o sudeste do México é conhecido pelos seus pratos condimentados baseados em vegetais e carne de galinha. A região de deserto, próxima aos EUA, têm pratos que podem conter insetos.
Enfim, quis trazer aqui pratos tradicionais e fáceis, que gosto de fazer em casa, quando as festas Viva México acontecem.
GUACAMOLE
Ingredientes
01 abacate ou avocado maduro em cubos pequenos ou amassado
01 cebola roxa picada
01 tomate em cubos pequenos
01 pimenta jalapeño ou dedo de moça picada
Suco de 01 limão thaiti
Fio de azeite
Sal e coentro picado a gosto
Modo de preparo: Colocar o suco de limão sobre o abacate para que não escureça. Adicionar cebola, tomate, pimenta e misturar. Temperar com sal e coentro a gosto. Regar com azeite. Servir gelado.
CREME AZEDO
Ingredientes
200g creme de leite fresco
Suco de 01 a 02 limões (aproximadamente)
Sal a gosto
Modo de preparo: Misturar os ingredientes e levar à geladeira.
Obs.: Se não tiver creme de leite fresco, com o de caixinha dá certo.
MASSA DE TORTILHAS
Ingredientes
500g farinha de trigo
10g sal
01 colher (café) fermento químico
100g gordura vegetal ou manteiga ou margarina
Água para dar ponto
Modo de preparo: Misturar o sal e o fermento à farinha de trigo. Colocar a gordura vegetal e fazer uma “farofa”. Adicionar água aos poucos para dar liga. Deixar a massa descansar e dividir em 10 partes. Fazer bolinhas e deixar descansar mais 5 minutos. Abrir com o rolo até que fique redonda e com uma espessura de aproximadamente 2 a 3 mm. Colocar em uma frigideira para que toste dos 2 lados.
BURRITOS DE CHILLI COM CARNE
Ingredientes
500g carne de panela em cubos (acém, maçã da paleta, maçã do lombo)
250g feijão preto cozido
01 kg tomates maduros em cubos médios
03 colheres (sopa) óleo
02 cebolas em tiras finas
Sal, páprica, pimenta jalapeño/dedo de moça e coentro picado a gosto
Massa de tortilha
Guacamole
Creme azedo
Modo de preparo: Em uma panela refogue a cebola no óleo e refogue a carne. Adicione o sal, a pimenta e a páprica. Mexa bem. Acrescente os tomates e água e feche pressão por 30 a 40 minutos. Desfie a carne grosseiramente, acrescente os feijões cozidos e deixe cozinhar até que se torne um molho homogêneo e não tão líquido. Acerte o tempero. Aqueça a tortilha brevemente na frigideira para que ela fique maleável. Coloque o recheio de carne feito anteriormente, guacamole, creme azedo. Feche e sirva.
Obs.: Aqui fiz com carne de panela pra ficar mais rústico, mas você pode fazer com a carne moída, fica bom também.
Deixo abaixo uma foto de como fechar o burrito:
Espero que vocês gostem das receitas! Abraços e boa semana a todes!
Imagem da capa: https://br.freepik.com/vetores/bandeira – Bandeira vetor criado por macrovector – br.freepik.com